Amor e Sexualidade na Velhice

Os que amam profundamente, jamais envelhecem; podem morrer de velhice, mas morrem jovens. O amor é a imagem de Deus, mas não uma imagem da vida. É, isto sim, a verdadeira essência de toda a natureza divina, que transborda em bondade.
Martinho Lutero


É natural que, com o avançar da idade, a sexualidade já não seja igual à de anteriormente, contudo, não é imperioso que deixe de existir. A velhice conserva a necessidade psicológica de uma actividade sexual continuada, não havendo pois, idade na qual a actividade sexual, os pensamentos sobre sexo ou o desejo acabem.

Então quais as consequências do envelhecimento na actividade sexual?
A andropausa, assim como a menopausa, é marcada por mudanças fisiológicas pertencentes ao processo de envelhecimento, registando um défice hormonal no organismo masculino e feminino.

Hoje em dia, devido ao aparecimento de determinados fármacos no mercado, a actividade sexual depois dos 65 anos é possível.

A questão perante o envelhecimento é o de saber envelhecer. E a sexualidade deste saber envelhecer é essencial. Ou seja, há uma série de mitos que tanto homens como mulheres adquiriram – porque foi assim que os seus pais e avós foram transmitindo –, como por exemplo, de que o velho não tem sexualidade, é assexuado. Ora, isto não é verdade.

É claro que a sexualidade dos mais idosos não é igual à sexualidade de quando eram mais jovens, mas é preciso saber viver e assumir a sua sexualidade.

Precisam de reaprender a viver a sexualidade. Descobrir que a parte de nosso corpo mais importante é a PELE. Quando genitalizamos o prazer e a vida, perdemos o gozo com todo o corpo. E este gozo pode-se dar através de beijos, dança e muito contacto físico, estimulações estas tão benéficas e transformadoras que são capazes de conduzir a êxtases diferenciados e inesquecíveis.

A sexualidade não compreende exclusivamente o coito. É muito mais! Pode ser expressa por afecto, carinho, ternura, companheirismo no compartilhar de alegrias e tristezas. É ternura, é toque, é afago, é ter e dar prazer, é calor humano.


É poderosa força psíquica, é desejo, é VIDA! E ao se sentirem sexualmente activos, os idosos poderão sentir-se “mais vivos”.