Bazar da Troca

Objectivo: Reflectir sobre mudanças de comportamento, redimensionamento de atitudes, valores.


Duração: Aproximadamente 50 minutos.

Material Necessário: Mesa, cartolina e caneta.

Procedimento: O animador deverá, com antecedência, montar um espaço para o bazar, com o nome “Bazar da Troca”.

a. Solicitar um voluntário que irá até o canto do bazar para fazer a sua troca.

Esse voluntário poderá trocar de tudo no bazar: tristeza, problemas, calvície, egoísmo, etc. Para isso, ele deverá escolher alguém do grupo para efectuar a troca - essa pessoa será o “dono” CIRCUNSTANCIAL do bazar. Esse “dono” procederá da mesma forma que o anterior e, assim, sucessivamente, até que todos tenham passado pelo bazar.

b. Aquilo que se deixa no bazar não pode ser devolvido.

c. A pessoa que vai trocar dirige-se ao “dono” do bazar e diz: “Eu tenho muita INTOLERÂNCIA e gostaria de fazer uma troca consigo, onde eu possa ganhar um pouco da sua PACIÊNCIA - o que gostaria receber de mim?”.

d. O “dono” do bazar diz: “Aceito a sua INTOLERÂNCIA, desde que você me passe "FORÇA DE VONTADE”.

e. E, assim, sucessivamente, até que os outros “donos” de bazar e “trocadores” se revesem.

Finalizar com um bom relaxamento, levando os participates a sentirem-se, realmente, livres dos seus “fardos”. Proceder a outros comentários.