BOAS OU MÁS NOTÍCIAS



OBJECTIVO: Que os participantes percebam o impacto que o ambiente tem na sua atitude pessoal.

MATERIAL: Cartazes com uma mensagem positiva diferente em cada um.

DESENVOLVIMENTO

I. O animador inícia uma breve conversação com o grupo: A quem lhe aconteceu algo esta semana que queira partilhar com o grupo? Que notícia da actualidade nacional vos chamou a atenção?

II. O animador divide o grupo em subgrupos de quatro participantes cada um.

III. O animador mostra-lhes o títulos das notícias, fotografías e pergunta ao grupo: Sabiam destas notícias?

O animador escuta algumas opiniões e comenta: Os meios de comunicação destacam mais as notícias negativas que as positivas. Às vezes somos contagiados e nas nossas conversas diárias fazemos algo parecido; destacamos mais o mal que nos acontece que o bom. Cada um recorde as coisas boas que lhe aconteceram o ano passado. Escolha uma delas e comente-a com o seu grupo.
VI. As equipas escolhem aquela que mais impacto lhes causou e o protagonista partilha-a com todo o grupo.

V. As pessoas escolhidas pelas equipas partilham a sua boa notícia.

VI. Cada boa notícia provoca em nós muitos sentimentos, faz-nos valorizar a vida.

VII. Na cartolina estão coladas mensagens positivas. O animador convida representante de cada equipa a retirar uma mensagem.

VIII. Indica-lhes que têm que trabalhar sobre a importância que tem a mensagem que seleccionaram na sua atitude.

IX. Os subgrupos reúnem-se e um representante de cada subgrupo apresenta as conclusões a que chegaram.

X. O animador guia o processo, para que o grupo analise como se pode aplicar o que foi aprendido à sua vida.