Dar e receber afecto


Objectivos
Experimentar situações relacionadas com dar e receber afecto.

Breve descrição
Dinâmica que permite aos participantes experimentar uma situação em que têm de dar e receber afectos em grupo. Pode contribuir para facilitar a livre expressão de emoções positivas no relacionamento interpessoal num grupo e, em alguma medida, trabalhar a auto-estima dos participantes.

Dinamização
O animador, pede ao grupo que forme uma roda, e começa por apresentar o exercício, salientando que para a maioria das pessoas, dar e receber afecto levanta algumas dificuldades. Por vezes, é mesmo mais fácil criticar, dizer mal, do que elogiar, dizer bem.

A proposta desta actividade é a de permitir que experimentar e, se possível, ultrapassar tais dificuldades de um modo intenso.

O animador solicita que um membro se ofereça voluntariamente para se colocar no centro do círculo com os olhos fechados.

Depois pede que os membros, um de cada vez e evitando silêncios demorados, exprimam os seus sentimentos positivos em relação ao membro que está no centro através de frases curtas que comecem pelo nome do participante (João, gosto de ti!, João acho que és uma pessoa inteligente, etc.).

Permitir que todos os que desejem ocupem, à vez, o centro do círculo para experimentarem a sensação de receber afectos.

Num segundo momento, e se desejarmos uma experiência mais intensa repetir a dinâmica do seguinte modo: o voluntário no centro pode ter os olhos abertos e reagir de modo não verbal aos elogios; os elementos do grupo devem aproximar-se do voluntário no centro procurando olha-lho nos olhos enquanto lhe dizem a mesma frase curta que pode ser complementada por um gesto não-verbal de afecto (um beijo, um abraço, um tocar nas mãos, etc.).

A exploração do exercício deve incidir nos sentimentos sentidos pelos participantes quando exprimiram e/ou quando receberam afectos.