Doença de Alzheimer




O que é a doença de Alzheimer?

A doença de Alzheimer é uma doença do cérebro, de instalação insidiosa, com agravamentos progressivos, lentos e irreversíveis.

Alzheimer é a forma mais comum de demência.

Esta doença degenerativa, até o momento incurável e terminal foi descrita pela primeira vez em 1906 pelo psiquiatra alemão Alois Alzheimer, de quem herdou o nome. Esta doença comete geralmente pessoas acima de 65 anos, embora o seu diagnóstico seja possível também em pessoas mais novas do que esta idade.

Em 2006 o número de portadores de Alzheimer diagnosticados era cerca de 26.6 milhões de pessoas no mundo inteiro.

Qual a causa da doença de Alzheimer?

A causa da doença de Alzheimer ainda não é conhecida.


Quais são os sintomas?

No começo são os pequenos esquecimentos, normalmente aceites pelos familiares como parte do processo normal de envelhecimento, que se vão agravando gradualmente.

Cada paciente de alzheimer sofre a doença de forma única mas existem pontos em comum, por exemplo o sintoma primário mais comum é a perda de memória.

Muitas vezes os primeiros sintomas são confundidos com problemas de idade ou de stress.

Quando é suspeitado alzheimer o paciente é submetido a uma série de testes cognitivos.


Ao avançar da doença vão aparecendo novos sintomas como confusão, irritabilidade e agressividade, alterações de humor, falhas na linguagem, perda de memória a longo prazo e o paciente começa a desligar-se da realidade.

As suas fuções motoras começam a perder-se e o paciente acaba por morrer.

Antes de se tornar totalmente aparente o alzheimer vai-se desenvolvendo por um período indeterminado de tempo e pode manter-se invisivel durante anos.

Menos de três por cento dos diagnosticados vivem mais de 40 anos depois do diagnóstico.

Como a doença afecta os familiares?

As dúvidas e incertezas com o futuro, a grande responsabilidade, a inversão de papéis onde os filhos passam a encarregar-se dos cuidados dos seus pais, além da enorme carga de trabalho e sobrecarga emocional acabam por gerar no meio familiar, conflito e angústia.




Site espanhol com publicações sobre a doença.
http://obrasocial.lacaixa.es/salud/publicaciones_es.html