O Fenómeno Mundial do Envelhecimento


De algumas décadas a esta parte, registaram-se nos países desenvolvidos, drásticas modificações na estrutura da população (Simões, 2006), como é o caso do envelhecimento da população, resultante do aumento do número de idosos e da diminuição do número de jovens.

O envelhecimento da população é um fenómeno de amplitude mundial, a OMS (Organização Mundial de Saúde) prevê que em 2025 existirão 1,2 biliões de pessoas com mais de 60 anos, sendo que os muito idosos (com 80 ou mais anos) constituem o grupo etário com o crescimento mais acentuado (Sousa et al, 2003).

Segundo dados do INE (2002), entre 1960 e 2001 o fenómeno do envelhecimento demográfico traduziu-se por um decréscimo de cerca de 36% na população jovem e um crescimento de 140% da população idosa. Desta forma, a proporção da população idosa que representava 8% do total da população em 1960, mais que duplicou, passando para 16,4% em 2001.

Para Leal & Haas (2006), a longevidade da existência humana e o aumento da esperança média de vida deve-se ao desenvolvimento científico e aos avanços tecnológicos, o que para Vaz et al. (s/d), implica uma melhoria das condições de vida aumentando o bem-estar.

Fernandes (2007) acrescenta que o crescimento do tempo de vida tem ultrapassado todos os cenários e expectativas traçadas. Para o autor isto deve-se à melhoria do acesso aos cuidados de saúde, aos progressos médico-sanitários e do desenvolvimento da indústria farmacêutica.

A dinâmica do crescimento da população residente em Portugal, nos primeiros anos do século XXI caracteriza-se pela redução do saldo natural, provocada pela queda da natalidade, por saldos migratórios positivos mas com tendência para baixar, e pelo agravamento progressivo do envelhecimento demográfico isto é, pelo aumento da proporção da população idosa (65 ou mais anos) no total da população (Carrilho & Patrício, 2008).



Este incremento da população com mais de 65 anos anos transporta uma série de desafios, os quais a sociedade terá de se adaptar e responder de forma positiva.

Será que a nossa Sociedade, está preparada para lidar com este fenómeno que se regista à escala mundial???

O que se tem feito para responder às cada vez maiores necessidades de este grupo???

O que se poderá fazer para que esta fase da vida seja tão bem sucedida quanto as outras??? Porque não reflectir sobre este assunto?

É o desafio que proponho...