Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer

Dia 21 de Setembro é Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer.




A data foi escolhida pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e pela Federação Internacional de Alzheimer. 

O objectivo desta comemoração é dar a conhecer a doença e difundir informação a seu respeito, solicitando o apoio e a solidariedade da população em geral, de instituições e de organismos oficias.



O que é a Doença de Alzheimer?

A doença de Alzheimer é uma desordem progressiva, degenerativa e irreversível do cérebro que causa a debilitação, a desorientação e uma eventual morte intelectual.



A perda progressiva de memória é o principal sintoma desta doença neurodegenerativa, afetando sobretudo pessoas com mais de 60 anos, como a cura é ainda desconhecida, a prevenção tem sido um grande foco dos cientistas. Na Europa, 1,4 milhões de cidadãos europeus desenvolvem demência, o que corresponde a um novo caso por cada 24 segundos que passam.


Alois Alzheimer




O seu nome provém de Aloís Alzheimer, um neurologista alemão que em 1907 descreveu os sintomas de graves problemas de memória que uma mulher de 48 anos apresentava.






Sabia que?

- Risco de Alzheimer é menor se tomar mais café diariamente?
"aparentemente, quem bebe mais café tem uma menor sustentabilidade de vir a desenvolver este tipo de problemas demenciais” Rodrigo Cunha
Centro de Neurociências da Faculdade de Medicina de Coimbra


O consumo de 3 a 4 cafés diários surge como medida preventiva, adiando a perda de capacidades cognitivas em cerca de 2 a 4 anos, proporcionando melhor qualidade de vida no doente e familiares.
Para além do café, o exercício físico e da mente também ajudam a prevenir a doença neurodegenerativa.