Processos do envelhecimento

 É constituído por, pelo menos, três processos distintos: envelhecimento primário, secundário e terciário
(Birren & Cunningham, 1985)


  O envelhecimento primário diz respeito ao envelhecimento normal, desenvolvimento livre de doenças durante a idade adulta.
  O envelhecimento secundário refere-se às mudanças no desenvolvimento que estão relacionadas com doenças, estilos de vida e outras mudanças induzidas pelo ambiente circundante e que não são inevitáveis (por exemplo a poluição).
  O envelhecimento terciário refere-se às rápidas perdas que ocorrem repentinamente antes de morrer.
  Todos nós envelhecemos, mas nenhum de nós envelhece exactamente da mesma maneira.
Simões (2006)
  O mesmo acontecimento através da combinação da componente biológica, psicológica e sociocultural afecta os sujeitos a diferentes níveis da sua vida, sendo que cada um de nós é produto de uma combinação única destas três forças.
(Cavanaugh, 1997)
  Desta forma, o processo de envelhecimento terá de ser analisado numa perspectiva bio-psicossocial:
(Fonseca, 2005)
  No que diz respeito ao domínio biológico, muitos aspectos do funcionamento alteram-se à medida que se envelhece, estas mudanças influenciam o padrão global de saúde, a mobilidade física, o funcionamento cognitivo, etc.
  Quanto ao domínio psicológico, existe um vasto conjunto de fenómenos que influenciam o processo de envelhecimento, nomeadamente as reacções emocionais, personalidade, mecanismos perceptivos, aprendizagem, memória e cognição, estilos de relação interpessoal, controlo, etc.
  No domínio social e cultural, consideram-se quatro estruturas sociais determinantes: a família, o trabalho, o estado e a religião.

O processo de envelhecimento é complexo e implica o envelhecimento biológico e social, a que cada indivíduo se ajusta do ponto de vista psicológico.

Paúl (2005)