Doença de Alzheimer – 10 perguntas e respostas

Imagem: Shutterstock

1. O que é o Alzheimer?

- Uma doença neuro-degenerativa que se agrava com o tempo também conhecida como demência ou perda de funções cognitivas( memória, orientação, linguagem, atenção) causada pela morte das células cerebrais. Quando diagnosticada no início é possível retardar o seu avanço e ter um controlo melhor sobre os sintomas.

2. Qual a diferença entre Demência e a loucura?

- A loucura, segundo a psicologia é uma condição da mente que está relacionada a doenças psiquiátricas como a esquizofrenia, psicose, transtornos psicóticos. As alterações de pensamento como delírios, novas realidades como a pessoa dizer que é Deus ou outra pessoa, de percepções como as alucinações sejam visuais ou aditivas.
- A demência é a perda das funções cerebrais como memória e raciocínio. Faz com que a pessoa fique confusa podendo não se lembrar de nomes, pessoas, podendo ocorrer também alterações de personalidade e convívio social. Provocam alteração da memória de curto prazo (refere-se ao que a pessoa fez nos último dias ou horas) ou longa duração (diz respeito às aprendizagens, as lembranças de infância e dos últimos anos) esses fatores estão associados ao raciocínio, capacidade de calcular, escrever.

3. Qual a causa da Doença de Alzheimer (DA)?

- Infelizmente não se conhece bem a causa, geralmente costuma atingir pessoas com idade mais avançada, mas pode desenvolver-se precocemente, por volta dos 50 anos. As pesquisas continuam.

4. Como identificar os sintomas da DA?

Perda de memória;
Dificuldade de atenção;
Problemas de linguagem;
Dificuldade nas funções motoras;
As habilidades como: paneamento, organização, observação e resolução de problemas ficam comprometidas;
Apatia;
Depressão;
Distúrbios do sono podendo apresentar dificuldades em dormir;
Ansiedade;
Alteração de apetite.(podendo esquecer as principais refeições);
Irritabilidade/agitação/agressividade;
Delírios e alucinações;
Imitação ou o comportamento infantil;
Descuido com a aparência e higiene pessoal;
Dificuldade em se vestir
5. Existe cura para a doença?
- As pesquisas continuam mas ainda não foi encontrada a cura. O tratamento ajuda a minimizar os sintomas causados pela doença. Quanto mais cedo for diagnosticada a doença será mais fácil ter controlo sobre ela.

6. Quais os exames que podem ser pedidos para diagnosticar a DA?
- Geralmente os exames variam de caso para caso. Estes são solicitados de acordo com a avaliação clínica do indivíduo. Os exames mais solicitados são:
Exames laboratoriais: hemograma completo, sódio, potássio, ureia, creatinina, vitamina B12, dosagem das hormonas da tiróide, fígado.
Exames de imagem: tomografia computorizada, ressonância magnética, eletroencefalograma, Spect.

7. Como se prevenir?

- Os médicos recomendam manter a mente ativa, uma boa vida social, ter hábitos saudáveis. Pode-se estimular a memória lendo constantemente, por exemplo intercalando os tipos de leitura: história, literatura, reflexiva. Os jogos de concentração ajudam muito e divertem também, além da convivência com grupos de pessoas para troca de experiências.

8. Existe uma alimentação específica para a Doença de Alzheimer?
- Não existe uma dieta restritiva . O que se indica é uma alimentação saudável, consumo de nutrientes para preservar os neurónios e alimentos antioxidantes que combatem os radicais livres.

9. O que fazer para lidar com a agressividade?

- Tentar identificar os fatores do ambiente que podem estar a causar a agressividade e minimizá-los. Algumas situações que podem colaborar com a irritabilidade: ruídos excessivos, ambiente onde as pessoas falam muito alto ou gritam. O importante é manter a tranquilidade, calma.

10. Ter esquecimentos significa estar com Alzheimer?

- Não. Lembre-se sempre que a DA tem como caraterística a perda de memória, dificuldade com a fala ocorrendo repetição da mesma pergunta ou ideia, dificuldades nos movimentos, entre outros fatores.

Fonte: http://www.aterceiraidade.com/vivendo-com-saude/doenca-dealzheimer-perguntas-respostas/