Dissertação de Mestrado Ana Jorge

Dissertação de Mestrado Ana Jorge - “A Qualidade de Vida e a Animação em Idosos Institucionalizados” (Clicar para ver documento)






RESUMO

A qualidade de vida dos idosos institucionalizados e a influência das actividades de animação

Neste estudo, de carácter exploratório, debruçamo-nos sobre a variável Qualidade de Vida, definida pela “percepção do indivíduo da sua posição na vida, no contexto da cultura e sistema de valores nos quais vive” (WHOQOL GROUP, 1994).

Pretendemos perceber em que sentido esta condição é influenciada pelo facto dos idosos institucionalizados participarem ou não em actividades de animação, e ainda, se o tipo de apoio formal que recebem (Centro de Dia ou Lar) tem repercussões na variável em estudo. Interessa-nos ainda perceber se existem relações significativas entre a Qualidade de Vida e a frequência com que os idosos falam com os filhos.

Usámos o questionário da Organização Mundial de Saúde (OMS), o WHOQOL-Bref, simultaneamente com um questionário sócio-demográfico. Inquirimos 136 idosos em sete instituições do Distrito de Santarém, com idades compreendidas entre os 65 e os 102 anos. Sendo que 67 idosos usufruíam do apoio do Centro de Dia e os restantes 69 do apoio do Lar.

Os resultados revelam-nos que os idosos que residem no Lar, sãos os que revelam valores superiores quanto à variável Qualidade de Vida Geral, tal como no domínio físico, também são os que apresentam os valores mais elevados. Nos restantes domínios não existem diferenças significativas. Relativamente à frequência com que os sujeitos falam com os filhos não se verificou qualquer efeito significativo em nenhum dos domínios. Quanto à participação nas actividades de animação, os idosos que o fazem mais frequentemente, obtiveram níveis mais elevados de Qualidade de Vida nos domínios Psicológico, Meio Ambiente e Relações Sociais.


Palavras-Chave:

Qualidade de vida; WHOQOL-Bref; Idosos e Envelhecimento; Animação de Idosos;