Classificação do nível de actividade do IDOSO

Idosos Fisicamente Dependentes
Eles necessitam melhorar as funções que permitam realizar as tarefas de auto-cuidado, como alimentar-se, banhar-se, vestir-se, usar o banheiro, transferir-se de um lugar para outro e caminhar.
Tais actividades requerem força muscular de tronco, braços, pernas, quadris, mãos e dedos; Flexibilidade de ombros, quadris, joelhos, punhos e tornozelos; e destreza de mãos. (Okuma Apud Matsudo-SD)

Idosos Fisicamente Frágeis
Necessitam melhorar as funções que permitam realizar as ABVD e as AIVD, tais como cozinhar, limpar a casa, fazer compras, sair de casa. Estas últimas requerem força muscular e flexibilidade para melhorar o padrão da marcha, estabilizar ombros e melhorar a postura, que influenciarão no equilíbrio. (Okuma Apud Matsudo-SD)



Idosos Fisicamente Independentes
Necessitam melhorar e manter as funções físicas que lhes permitem independência e previnem doenças, incapacidades ou lesões que possam levar ao nível de fragilidade. Isto requer força e resistência muscular, flexibilidade, endurance cardiovascular, equilíbrio, tempo de reacção e de movimento, agilidade e coordenação. (Okuma Apud Matsudo-SD)

Idosos Fisicamente Activos/Aptos
Necessitam manter em nível óptimo a aptidão física e funcional, ou seja, a força e resistência muscular, a flexibilidade, a endurance cardiovascular, o equilíbrio, o tempo de reacção e de movimento, a agilidade e a coordenação(Okuma Apud Matsudo-SD)





Idosos Atletas
Necessitam de treino que mantenha o nível de aptidão física e condições de performance máximas específicas das actividades competitivas ou recreativas.(Okuma Apud Matsudo-SD)