Mini exame do estado mental - MEEM

Máximo Orientação
5 ( ) Em que ano, mês, estação do ano estamos?
5 ( ) Onde estamos: estado, país, cidade, hospital?


Registos

3 ( ) Nomeie 3 objectos: diga palavra por palavra, devagar; peça ao paciente que repita as três palavras. Dê um ponto para cada resposta correta. Então repita todas novamente, para que ele aprenda.


Atenção e Cálculo

5 ( ) Peça ao paciente que conte de trás para frente, começando do nº 100, de 7 em 7. Pare depois da 5ª resposta. Alternativamente peça para soletrar “mundo” ao contrário.


Memória

3 ( ) Peça que ele repita as três palavras. Dê um ponto para cada resposta correta.


Linguagem

9 ( ) Mostre um lápis e um relógio, peça-lhe que os nomeie (2 pontos).

- Peça que repita o seguinte:
“nem sim, nem não, nem porque” (1 ponto).

- Dê as 3 seguintes ordens:
“Pegue esta folha de papel com a mão
direita, passe a folha para a mão esquerda,
coloque a folha no chão” (3 pontos).

- “Leia e faça o que está escrito”:
“FECHE OS OLHOS” (1 ponto).
“Escreva uma frase” (1 ponto).
“Copie este desenho” (1 ponto).


...................

Instruções para administração:

Orientação

1) Pergunte pela data de hoje. De seguida, pergunte especificamente pelos dados omitidos, ex.: “Pode-me dizer também em que estação do ano nós estamos?” Um ponto para cada resposta correta.

2) Pergunte por partes: “Pode-me dizer o nome deste hospital?” (cidade, país etc.). Um ponto para cada resposta correcta.


Registo

Pergunte ao paciente se lhe pode aplicar um teste para avaliar a sua memória. Diga o nome de 3 objectos que não se relacionem entre si, fale lenta e claramente, dê um espaço de um segundo entre cada palavra. Depois de dizer as 3 palavras, peça que ele as repita. Esta primeira repetição determina a pontuação (0 a 3), continue repetindo as palavras, por no máximo 6 vezes, até que ele repita todas as 3. Se ele não se lembrar das palavras, esta fase do teste deverá ser interrompida, sem insistência.


Atenção e Cálculo

Peça ao paciente que conte começando do número 100, de 7 em 7, ao contrário. Peça que pare depois da 5ª subtracção (93, 86, 79, 72, 65).

Se o paciente não conseguir ou não quiser fazer esta conta, peça-lhe que soletre a palavra “mundo” de trás para frente. A pontuação será o número de letras que ele disser na ordem correta, ex.: odnum = (5), odunm = (3).


Memória

Pergunte ao paciente se ele pode relembrar as 3 palavras que você lhe pediu que guardasse na memória. Pontuação 0 a 3.


Linguagem


Nomeando: Mostre ao paciente um relógio de pulso e pergunte o que é isso. Repita com um lápis. Pontuação 0 a 2.

Repetição: Diga uma frase e peça ao paciente que a repita. Repita apenas uma vez. Pontuação 0 a 1.

3 Ordens: Forneça ao paciente uma folha de papel em branco e peça que ele escreva uma frase. Não dite a frase, é preciso que ele escreva espontaneamente. Verifique se a frase contém sujeito, verbo e se faz sentindo. A gramática e a pontuação não é preciso avaliar.

Copiando: Numa folha de papel em branco, desenhe um pentágono dentro do outro, com a diferença de 2 cm e peça que ele copie exactamente. Se os 10 ângulos estiverem presentes e 2 intersecções a pontuação será de 1 ponto. Tremor e rotação: ignore.