Jogos e Dinâmicas de Grupo

Jogos e Dinâmicas de Grupo

Dinâmica : 30 segundos

Participantes: 10 a 30 pessoas

Tempo Estimado: 30 minutos

Modalidade: Debate.

Objectivo: Estimular a participação de todos por igual nos debates e conversas e evitar interrupções paralelas.

Material: Nenhum.

Descrição: O coordenador apresenta um tema a ser discutido pelo grupo. Baseado neste tema, cada partcipante tem trinta segundos para falar sobre o assunto apresentado, sendo que ninguém pode ultrapassar o tempo estipulado, ao mesmo tempo que os outros participantes devem manter-se em completo silêncio. Se o comentário terminar antes do fim do tempo, todos devem manter-se em silêncio até o final deste tempo.
No final, o tema pode ser, então, debatido livremente.
O coordenador também pode desviar, utilizando como tema, por exemplo, "saber escutar e falar", introduzir questões como: * Sabemos respeitar e escutar (e não simplesmente ouvir) a opinião do outros? * Conseguimos sintetizar as nossas opiniões de maneira clara e objectiva?
Dinâmica A formiga
Objectivo: criar um clima mas amigável entre os participantes, mostrando que só devemos desejar ao outro aquilo que desejamos para nós mesmos.
Público Alvo: De todas as idades
Procedimento:Os participantes devem formar um círculo - o animador explica para o grupo que devem passar a formiga ao seu companheiro de forma bem suave, sem feri-la ou matá-la. Ele inicia a dinâmica da seguinte forma: coloca formiga imaginária em qualquer parte do corpo do seu companheiro e este por sua vez deve passá-la para a pessoa que está ao seu lado (um a um) até que todos do círculo tenham recebido a formiga e ela retorne à pessoa que começou. Depois disso, o animador dará ordem para que um a um beije o lugar onde colocou a formiga no seu colega...... este é um momento de descontracção, de constrangimento, porque muitos põem a formiguinha no lugar mais esquisito possível, e agora terá de beijar no local.
Dinâmica : A palavra chave
Destinatários: Grupos de jovens ou de adultos. Pode-se trabalhar em equipas.
Material: Oito Cartões para cada equipa. Cada um deles contém uma palavra: Amizade, liberdade, diálogo, justiça, verdade, companheirismo, bravura, ideal, etc. Os cartões são colocados num envelope.
Desenvolvimento:
- O animador organiza as equipas e entrega o material de trabalho.
- Explica a maneira de executar a dinâmica. As pessoas retiram um dos cartões (do envelope); cada qual fala sobre o significado que atribui à palavra.
- A seguir, a equipa escolhe uma das palavras e prepara uma frase alusiva.
- No plenário, começa-se pela apresentação de cada equipa, dizendo o nome dos integrantes e, em seguida, a frase alusiva à palavra escolhida.
- Avaliação: - Para que serviu o exercício? - Como nos estamos a sentir?