Maus tratos e violência Idosos

Mal trato é todo acto, único ou repetitivo, ou até omissão, que pode acontecer com a pessoa idosa, onde ocorre dano ou incómodo.

O abuso psicológico, a violência psicológica e a violência física são os retratos mais tristes e inaceitáveis de maus tratos na terceira idade. O mais aterrador é que o principal agressor é, na maioria das vezes, um familiar, sendo a residência o local onde mais frequentemente ocorrem os maus tratos
Mandar calar a boca, gritar e ameaçar são alguns dos exemplos de violência psicológica. Já a violência física pode ser expressada tanto pela agressão propriamente dita, como pelo abuso sexual ou pela violência do marido, também idoso.

A negligência também é uma forma de maltratar os idosos. É a falta ou o esquecimento em proporcionar os cuidados vitais ao idoso dependente, tais como a alimentação, os medicamentos, a higiene e a proteção económica devida.

Actualmente, uma das formas mais comuns é o abuso financeiro ao idoso. É a exploração imprópria e ilegal ou uso não consentido de seus recursos financeiros.


Onde podem ocorrer com mais frequência os maus tratos?

• Na casa do próprio idoso
• Na casa do cuidador
• Na comunidade em que reside
• Nas instituições de longa permanência
• Nos hospitais

Ou em qualquer outro local que o idoso frequente ou permaneça.


Poucos idosos agredidos denunciam a agressão às autoridades.