Trabalhar com idosos pela primeira vez, o que fazer?

Em primeiro lugar não há que entrar em pânico... tudo se consegue fazer desde que haja vontade!

Depois, qualquer que seja a função que irá desempenhar, terá de se estudar muito bem e ler muito acerca do envelhecimento, da terceira idade, idosos, etc. e as suas características. Saber quais são as principais alterações com a idade tanto a nível físico, psicológico como social.

Depois conhecer bem quais as doenças mais comuns na idade avançada, as suas características e as suas implicações ao nível das actividades da vida diária, bem como ao nível biopsicossocial.

Nunca esquecer que os idosos são um grupo heterogéneo, com necessidades e características individuais. Nenhum é igual ao outro. Daí o grande desafio de trabalhar com idosos. O que para um resulta na perfeição, para outro poderá ser um desastre total!

De seguida o primeiro contacto com os idosos deverá ser de conhecimento mútuo, conhecer e dar-se a conhecer muito bem. Para isso existem dinâmicas de grupo de apresentação que poderão ajudar nesta tarefa.

Para ficar a conhecer melhor cada idoso será aconselhável uma recolha de informação de cada um deles, quer recorrendo a informação que a instituição disponibiliza ou até mesmo com um questionário(*) para completar e acrescentar informação.

Para a tarefa de animação, com base neste conhecimento inicia-se um trabalho árduo de pesquisa, idealização e concepção de actividades que melhor se encaixem no perfil do grupo que se tem em mãos.

Uma coisa é certa... haverá resistências e obstáculos, o objectivo será encarar isto como uma aventura diária em que se vai conquistando cada vez mais idosos.

Não se pode esmorecer nem desanimar, pois uma actividade que para uns é super estimulante, para outros será simplesmente uma seca, mas como diz o povo "não se pode agradar a gregos e a troianos".
A actividade que num dia não foi tão boa para uns, no dia seguinte pode ser muito melhor!

O segredo é gostar muito do que se faz e nunca desistir perante as adversidades. Trabalhar com idosos é isso mesmo... uma luta diária para que o seu bem-estar esteja sempre em primeiro plano...


Depois disto resta-me desejar um óptimo trabalho. E não se esqueçam...
os idosos são os jovens de ontem, e os jovens de hoje serão os idosos de amanhã... por isso trabalhemos para que a terceira idade deixe de ser encarada como o trilho para a morte, mas sim como mais uma das muitas etapas da vida.
Ana Jorge
(*) posso partilhar um exemplar