Musicoterapia para Idosos

A música acompanha-nos ao longo da nossa vida, tanto nos momentos felizes como nos mais tristes. Seja em grupo ou sozinhos a música está sempre presente.

A musicoterapia é uma disciplina científica que estuda e investiga a relação do ser humano com o som, a música, o ritmo, etc... é uma especialidade que aproveita uma série de recursos expressivos tais como a música, o som, o silêncio, a palavra, a voz, o ruído, os gestos e os movimentos corporais para promover a saúde física e mental.

A musicoterapia na terceira idade tem, desta forma, o efeito de promoção da saúde e proporciona um envelhecimento activo e mais saudável.

A musicoterapia funciona, assim, como forma de promover a saúde e manter as funções cognitivas, ao reconhecer melodias e cantores, recordar as letras de músicas através da melodia e do título, discriminar géneros musicais...

Através da musicoterapia também se trabalham as emoções pois, muitas vezes, através das experiências musicais podem-se estimular emoções reprimidas ou formas de expressão que a pessoa não tinha presente, pondo em jogo as emoções ocultas.

A musicoterapia na terceira idade, pode utilizar-se para fortalecer aspectos biopsicosociais e culturais a fim de diminuir factores de risco.

Em musicoterapia é criado um espaço onde a pessoa possa criar, jogar, expressar-se, encontrar-se com os sons e com o outro.

O espaço musicoterapêutico tem o fundamento de promover a manifestação emocional e a actividade lúdica, onde as percepções, sensações e vivências corporais são o ponto de partida para que a pessoa se possa deparar com as suas próprias potencialidades, o seu corpo e os seus sons.