A Inclusão Social dos idosos



Vivemos numa sociedade de diferenças, a Inclusão Social é cada vez mais um tema falado e debatido por todos os cantos do mundo.





Inclusão Social é uma acção que combate a exclusão social geralmente ligada a pessoas de classe social, nível educacional, portadoras de deficiência física, idosas ou minorias raciais entre outras que não têm acesso a várias oportunidades.

In: Wikipédia

Desta forma, os idosos são um grupo, embora cada vez maior, que sofre e é vítima de exclusão social.

A partir do momento da reforma, a grande maioria das vezes os idosos são descartados e considerados como inactivos inúteis para a sociedade, sendo desta forma excluídos.

Cabe a todos nós mudar mentalidades e atitudes, com vista a uma inclusão social deste grupo que ainda tem tanto para oferecer.

De facto ser idoso não significa ser inútil... ser idoso é apenas mais uma das etapas deste ciclo que é a vida!

A grande maioria das pessoas com 65 anos ou mais são ainda bastante activas e produtivas. De facto, se conseguirmos aproveitar o que de bom este grupo tem para nos oferecer conseguiremos ter uma sociedade muito mais rica, não apenas em termos monetários mas principalmente a nível social e cultural.

Existem múltiplas actividades que podem ser realizadas com vista à inclusão Social dos idosos.

Entre elas:

- Universidades Seniores
- Centros Sociais e Culturais
- Actividades intergeraccionais
- Actividades de Informática
- Actividades na comunidade
- Bailes
- Música
- Teatro
- Turismo
- Etc...

O objectivo das actividades é proporcionar aos idosos mostrar os seus valores e qualidades, proporcionando, assim, a sua inclusão social.

Porque todos temos direito à inclusão e à vida em sociedade, não deixemos que os nossos idosos se sintam fora dela. Eles que tanto lutaram por uma sociedade justa e que trabalharam para que esta se desenvolvesse, não merecem ser excluídos. Cabe a todos nós (re)incluir estas pessoas novamente na nossa comunidade e aceitar e respeitar a sua presença nas nossas vidas.

Afinal os jovens de hoje serão os idosos de amanhã, por isso se queremos ser respeitados amanhã, respeitemos hoje!!!


Esta mensagem está incluída na iniciativa do blog "Esterança" - Blogagem Coletiva