Sedentarismo/desporto

Sedentarismo significa um factor de risco primário, em cada cinco portugueses apenas um possui um estilo não – sedentário, ou seja, o indivíduo com o avanço da idade acomoda-se, deixa de exercer actividade física, o que leva a que haja tendência a doenças cardíacas, e outras cónicas não transmissíveis (hipertensão arterial, tabagismo e hipercolesterolemia).

Benefícios da Prática de Actividades Físicas nas Pessoas Idosas:
1.       Bem-estar físico e mental e melhor qualidade de vida:
Todos sabemos que os benefícios ou vantagens da prática da actividade física pelos idosos são inúmeros. E não se restringem ao âmbito físico e orgânico, mas reflectem também no bem-estar mental e emocional, proporcionando uma melhor qualidade de vida. O famoso Cooper (1982), há mais de duas décadas, já afirmava “exercício aeróbio: a chave para conseguir equilíbrio físico e mental”
Segundo o autor Póvoa (2001), as doenças neurodegenerativas também podem muitas vezes ser evitadas graças aos exercícios físico, uma vez que, beneficiando o corpo com exercícios, estamos beneficiando também o cérebro, melhorando a sua oxigenação e prevenindo as doenças neurodegenerativas.
2.         Benefícios ao sistema cardiorespiratório
Os chamados exercícios aeróbios (caminhar, correr, nadar e pedalar) produzem os seguintes efeitos:
 Reduz-se o risco de crises de taquicardia ou arritmia, pelo consequente aumento do volume de sangue bombeado pelo coração.
Graças ao aumento do tónus muscular, há um fortalecimento dos vasos sanguíneos, evitando ou reduzindo o surgimento de complicações vasculares, tais como tromboses, varizes, flebites, etc.
3.         Benefícios ao Sistema Imunitário e Prevenção de Cancro:
Os benefícios das actividades físicas em relação às defesas do organismo e a incidência do cancro, apontam que ser fisicamente activo ajuda a evitar tumores no cólon, nas mamas e na próstata.
A explicação, segundo pesquisadores, é que quando o corpo está em movimento as funções do organismo são mais agilizadas e a nossa "máquina" trabalha com mais força e rapidez. Isso faz com que sobre pouco espaço e tempo para que as substâncias que favorecem o câncer entrem nas células e se multipliquem. Um estudo, por exemplo, mostrou que homens praticando exercícios vigorosos diariamente apresentaram uma redução de 50% no risco de câncer de intestino. A causa provável para isso é que o exercício físico estimula a função intestinal, fazendo com que haja eliminação de toxinas cancerígenas, impedindo com isso que entrem em contacto com a parede intestinal.

Aspectos
Sistemas
Benefícios e/ou Vantagens Decorrentes
Da Prática da Actividade Física Regular
Aspectos Mentais,
Psicossociais e na
Qualidade de Vida
Melhoria do humor e sensação de bem-estar.
Oxigenação cerebral e melhoria das capacidades cognitivas.
Menor possibilidade de depressão.
Optimização da qualidade de vida.
Aumento da auto-estima e autoconfiança.
Promoção da socialização.
Alívio do stress.
Retardo do envelhecimento, favorecendo a autonomia e independência.
Favorecimento do sono.
Sistema
Imunitário
Melhoria da capacidade imunitária.
Diminuição da incidência de cancro (mama, cólon etc).
Aspectos  do
Metabolismo
Diminuição do risco de doenças metabólicas.
Auxílio no controlo do peso.
Prevenção da diabetes do tipo Mellitus.
Sistema
Locomotor
Prevenção e/ou alívio de dores nas costas.
Prevenção da osteoporose.
Correcção postural.
Fortalecimento muscular e ósseo.
Melhoria da coordenação motora e equilíbrio.
Sistema
Cardiovascular
Melhoria do desempenho cardiovascular.
Aumento da oxigenação dos tecidos.
Auxílio do controlo da tensão arterial.
Prevenção de doenças corcovarias.


Modalidades de Actividades Físicas Mais Recomendadas aos Idosos
As mais indicadas aos idosos são: a marcha, a natação, a ginástica, o golfe e a dança. A seguir, tentaremos abordar cada uma delas:
*       Marcha (andar, caminhar, com calçados e roupas confortáveis, bem protegidos da exposição solar excessiva).
*       Natação ou Hidroginástica (de acordo com as possibilidades, aptidões e interesses do idoso. Lembrando que muitas vezes o cloro das piscinas podem não fazer bem aos idosos).
*       Ginástica (uma excelente sugestão trata-se do alongamento, pois ajuda a desenvolver ou manter a flexibilidade, além de relaxar. De preferência, deverá ser realizado na parte da manhã, para despertar o idoso para as demais actividades do dia. Há inúmeros tipos de ginásticas úteis ao bem-estar físico e mental dos idosos).
*       Golfe (a prática deste desporto escocês pode favorecer os movimentos de pernas e mais ainda dos braços dos idosos, além de favorecer o contacto com a natureza e o caminhar por áreas verdes).
*       Dança (uma óptima actividade física e terapêutica para os idosos que se sentem solitários, e não só, pois alia o movimento à música. Explora a expressão corporal e a coordenação motora).
* Antes de iniciar qualquer tipo de actividade física o idoso deve passar por uma consulta médica prévia;

*Ter sempre em conta a duração do tempo da actividade física, deve durar de 30 a 60 minutos tendo em conta o tempo de aquecimento/preparo;



* A alimentação e o exercício físico são considerados os factores mais importantes para uma vida salutar do idoso. Quando se pratica uma actividade física, é fundamental que haja um grande cuidado com a nutrição equilibrada, balanceada e adequada, assim como com a hidratação do idoso. Recomenda-se a ingestão de água antes e depois da prática da actividade física. Na alimentação, além das necessidades nutricionais diárias, é necessário um acréscimo proteico e mineral, em função da actividade física realizada.